Cides realiza evento para fomentar sustentabilidade e segurança alimentar.

Cides realiza evento para fomentar sustentabilidade e segurança alimentar.

O encontro reuniu prefeitos e trouxe grandes anúncios aos Municípios Consorciados 

Aconteceu nesta quinta (30), o 1º Encontro Intermunicipal de Sustentabilidade e Segurança Alimentar do Cides (Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba), que contou com a participação de toda a equipe do Cides, prefeitos e secretários dos municípios consorciados. O encontro teve como objetivo celebrar duas importantes datas de junho: o dia mundial do meio ambiente comemorado no último dia 05, e o dia mundial da segurança dos alimentos comemorado, 07 de junho.

Cides realiza evento para fomentar sustentabilidade e segurança alimentar.

“Os trabalhos que já existem são de fundamental importância para os municípios, que são o SIMC (Serviço de Inspeção Municipal Cides) , o Departamento Ambiental com muitos projetos, o Procon Regional e agora iniciando a CIRRD – Coordenadoria Intermunicipal para redução do risco de desastres ”, explicou a secretária executiva, Cristina Martins.

Ao início do evento foi assinado o termo da Coordenadoria Intermunicipal para redução do risco de desastres – CIRRD, juntamente com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. A CIRRD será a coordenadoria responsável por executar a política nacional de proteção e defesa civil em âmbito intermunicipal de redução de riscos e desastres.

Cides realiza evento para fomentar sustentabilidade e segurança alimentar.

Neste encontro, também foram entregues os caminhões para a coleta seletiva dos municípios de Araporã, Capinópolis e Ituiutaba, com recursos provenientes de habilitação em chamada pública da secretaria de estado de meio ambiente e desenvolvimento sustentável – SEMAD. E foi apresentado os carros advindos de projetos junto ao ministério público de Minas Gerais para os serviços do Serviço de Inspeção Municipal Cides – SIMC e Procon Regional.

Cides realiza evento para fomentar sustentabilidade e segurança alimentar.

Foi inaugurada a coleta seletiva Cides, em que a Form Indústria Comércio e Serviços de Material Plástico LTDA, empresa de engenharia de Uberlândia fez uma doação de equipamentos e uma tecnologia mais acessível que ajudam na coleta seletiva como apoio às ações do consórcio no foco de desenvolvimento sustentável regional. “Nós desenvolvemos a tecnologia de uma lixeira subterrânea elétrica que tem por finalidade armazenar os resíduos sólidos urbanos no subterrâneo e por acionamento por meio de um controle remoto nós conseguimos elevar os contentores já utilizados pelos municípios a nível do passeio para que possa ser feito a coleta desses resíduos pelo caminhão e posteriormente serem retornados para dentro da lixeira tornando o ambiente mais higiênico e acessível para as pessoas que queiram fazer a coleta seletiva”, comentou Jessica Dornelas, Diretora da Form Ambiental.

O Cides trouxe a Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico de Minas Gerais (ARISB – MG), para apresentar o tema “Implementação dos Instrumentos de Cobrança pelo novo marco do saneamento básico e o papel dos gestores municipais e entidades reguladoras”. A ARISB é responsável por regular, fiscalizar e assim como o Cides também faz com outros serviços, ensinar. Possuem sede em Belo Horizonte, mas são atuantes em praticamente todos os municípios de Minas. A palestra foi ministrada por Arley Cristiano Silva, Diretor Administrativo e Financeiro.

“Nós precisamos agradecer ao Cides por abrir esse espaço para ARISB, para falar sobre um assunto que é tão novo ao mesmo tempo tão importante que é a questão da implementação da cobrança sustentável para a gestão dos resíduos sólidos. Nós temos percebido no Brasil a fora e principalmente aqui em Minas Gerais muitos prefeitos com dificuldades na implementação desta cobrança, então hoje nós estivemos aqui para apresentar essas metodologias que estão estabelecidas na própria legislação federal, as fórmulas de cobrança e as variáveis. Poder falar para os municípios daqui do triângulo nos enche de orgulho e esperança principalmente por perceber que o Cides ele é um consórcio que está no caminho corretíssimo, de trazer não só a congregação de municípios mas por levar tecnicidade a esses municípios”, comentou o palestrante Arley.

Cides realiza evento para fomentar sustentabilidade e segurança alimentar.

Em parceria com o Instituto Greenlabor de Engenharia, IGECE, aconteceu a oficina de “Compostagem de resíduos orgânicos e confecção de composteiras de balde e de chão”, que foi dividido em três etapas. A primeira aconteceu em 28 de junho, em uma live preparatória trazendo toda a parte teórica do curso. A segunda aconteceu durante o evento do Cides onde houve uma complementação da parte teórica e um momento de bate-papo e esclarecimento de dúvidas e também uma oficina prática onde todos os participantes colocaram a mão na terra e de fato viram como funciona a compostagem.

O curso foi fechado, destinado apenas para os agentes ambientais municipais consorciados ao Cides e ministrado pelo engenheiro civil e de segurança do trabalho, Diógenes Aires e pelo professor George Humberto Guimarães, engenheiro ambiental.

“Nos somos do Instituto Green Labord Engenharia Meio Ambiente e Consultoria Empresarial. No dia de hoje nós fizemos o curso de compostagem de resíduos orgânicos e confecção de composteiras de balde de chão. Primeiramente nós tivemos uma parte teórica do curso onde ensinamos o que é a compostagem, os materiais que poderiam ser compostados, de que forma que o processo funcionaria, basicamente é colocar resíduos úmidos e depois resíduos secos, folhas, serragens e esses materiais. Depois nós fizemos a confecção das composteiras com a perfuração, a furação dos baldes no fundo na lateral e também a montagem desde o balde do biofertilizante com a torneira e os outros baldes onde as minhocas vão fazer a compostagem e ao final fizemos a composteira de chão, onde você pode colocar todos os restos de comida e cobrir eles com folhas.”, explicou Diógenes Aires.

“Nós estamos aqui hoje em Uberlândia com essa técnica maravilhosa pra fazer um processo de compostagem. E essa técnica você pode utilizar também como ferramenta educativa em escolas do município, em escolas estaduais. Está aí um processo muito bacana também pra se ter na sua residência, porque ali você vai gerar o seu próprio composto, vai utilizar esse composto nas suas hortas, nas suas plantas, além do mais nós temos aí o biofertilizante também que você pode diluir em água para regar as suas plantas.” contou George Humberto. Ou seja, é um processo de redução de resíduos, tratamento do resíduo, pode gerar trabalho e renda, inclusão social, educação ambiental e desenvolvimento sustentável para todo o seu município.

Cides realiza evento para fomentar sustentabilidade e segurança alimentar.

O Professor José Guilherme Souza Pinto, fiscal estadual agropecuário da Agrodefesa (Agência Goiana de Defesa Agropecuária), Médico Veterinário e Mestre em Ciências Veterinárias, foi convidado pelo Cides para ministrar uma palestra sobre “O Serviço Oficial de Inspeção Sanitária. Segurança dos Alimentos e suas Responsabilidades” trouxe todo seu conhecimento e experiência do serviço de inspeção e segurança alimentar, além de vivências e ações que são e estão sendo implementadas no Goiás.

“Nós podemos trazer um pouquinho da educação sanitária, do processo de vigilância sanitária e segurança alimentar que nós fazemos em Goiás e dividimos aqui os nossos conhecimentos com o pessoal do SIMC. Foi um encontro muito produtivo e eu acredito que essa relação entre o estado de goiás e o triângulo mineiro se fortalece principalmente na questão de vigilância sanitária e da parte de segurança alimentar, acho que hoje aqui a gente deixa um legado de que nós precisamos comer melhor, precisamos de um alimento com menos contaminação, foi pra isso que a Agrodefesa esteve presente neste importante evento”, comentou o fiscal estadual, José Guilherme.

Cides realiza evento para fomentar sustentabilidade e segurança alimentar.

A palestra sobre “Gestão de resíduos sólidos: um dos caminhos para a sustentabilidade” foi ministrada pela Professora Doutora Gelze Serrat, geógrafa, com pós-doutorado em geografia, que falou sobre o projeto em parceria com o Cides. “Estamos encampando um projeto de extensão relacionado a coleta seletiva patrocinado pelo Cides, o evento teve esse caráter de apresentar alguns temas que são importantes para estes municípios em relação a segurança alimentar, a coleta seletiva e sustentabilidade e também de alguma certa forma desenvolver uma oficina voltada para compostagem”, explicou a professora do Instituto de Geografia, Gelze Serrat.

Cides realiza evento para fomentar sustentabilidade e segurança alimentar.

“Gostaria de agradecer ao presidente Helder Carneiro, por acreditar e fomentar o nosso trabalho, por acompanhar e orientar todas as nossas ações sempre visando o interesse regional como prioridade do consórcio, aos prefeitos e prefeitas por confiarem e participarem dos nossos trabalhos, agradeço a parceria da AMVAP e toda equipe em nome do presidente Neto e da Maria, à todos secretários que são parceiros do desenvolvimento das ações do Cides”, comentou a secretária executiva Cristina.

Cides realiza evento para fomentar sustentabilidade e segurança alimentar.

Clique aqui para acessar o material das palestras.

error: Conteúdo protegido