SIM-CIDES recebe o reconhecimento de equivalência ao SISBI-POA

SIM-CIDES recebe o reconhecimento de equivalência ao SISBI-POA

O Serviço de Inspeção Municipal do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba SIM-CIDES, recebeu a equivalência para integrar o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA).

A Portaria nº 923, de 13 de novembro de 2023, da Secretaria de Defesa Agropecuária, que integra os Serviços de Inspeções Municipais vinculados ao Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba – CIDES, localizado no Estado de Minas Gerais, ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal – SISBI-POA foi publicada no Diário Oficial da União da última sexta-feira (17/11).

A adesão do CIDES beneficiará os municípios e suas empresas aderidas ao SIM. A partir de agora, o CIDES/MG passa a integrar o Cadastro Geral do SISBI-POA e os produtos vinculados aos estabelecimentos por ele cadastrados poderão ser comercializados em todo território nacional, ampliando mercado, gerando emprego e renda aos municípios.

Inicialmente dois estabelecimentos foram indicados como aptos para receberem o selo SISBI-POA, são eles: Chiquinho Carnes Ltda (Carnes e Derivados), do município de Santa Vitória, e Docisbell Primos Indústria e Comércio de Doces Ltda (Leite e derivados), no município de Prata-MG.

O CIDES foi aprovado pelo Projeto ConSIM, que tem por objetivo ampliar o número de municípios incluídos no SISBI-POA, promovendo a adequação e qualificação de Consórcios Públicos de Municípios e dos Serviços de Inspeções vinculados, bem como de estabelecimentos registrados, de modo que possam ser reconhecidos como equivalentes.

A cerimônia de entrega do título de adesão acontecerá no dia 28 de novembro, na cidade de Mirassol D’Oeste em Mato Grosso, para representar o CIDES, participação a Diretora Executiva do CIDES, Cristina Martins, e o Coordenador do SIM-CIDES, Fábio Neris. A solenidade contará com a presença do Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, entre outras autoridades.

Os dois estabelecimentos aptos a receberem o selo SISBI, através do SIM-CIDES, também foram convidados e poderão levar seus produtos para exporem no dia do evento, pois durante o evento, que acontecerá até às 17h, terão estandes personalizados com o nome de cada consórcio e programação de várias palestras com assuntos de interesse dos consórcios e de oportunidades junto ao SEBRAE.

error: Conteúdo protegido