História
As origens da fundação do Município de Prata prendem-se às primeiras entradas de bandeirantes e aventureiros na região do Sertão da Farinha Podre, hoje denominada Triângulo Mineiro, no Estado de Minas Gerais, com o objetivo de encontrar terras propícias à agricultura e criação de gado.
Entre os anos de 1810 e 1813, o sargento-mor Antônio Eustáquio da Silva e Oliveira, fundador de Uberaba, fez várias incursões no território do atual Município de Prata, demarcando sesmarias para si e seus companheiros. Posteriormente, Antônio Eustáquio e outros sesmeiros doaram o terreno para a construção do arraial que, em 1839, foi elevado à categoria de distrito de paz, com a denominação de Nossa Senhora do Carmo dos Morrinhos.
Desenvolvendo-se rapidamente, o povoado recebeu foros de vila em 1848.
O distrito de paz foi criado em 13 de março de 1839, pela Lei n.° 125, com a denominação de Nossa Senhora do Carmo dos Morrinhos. No ano seguinte, a Resolução n.° 164, de 1.° de março, criou a freguesia. O Município, criado pela Lei n.° 363, de 30 de setembro de 1848, e supresso pela de n. 472, de 31 de maio de 1850, foi restaurado com o nome de Prata e território desmembrado do município de Uberaba, por força da Lei n.° 668, de 27 de abril de 1854. Verificou-se a reinstalação a 2 de dezembro de 1855. A Lei n.° 2 002, de 15 de novembro de 1873, concedeu foros de cidade à sede municipal. A comarca de Prata, criada pela Lei n.° 1 740, de 8 de outubro de 1870, e extinta pela de n.° 375, de 19 de setembro de 1903, foi restaurada em cumprimento a Lei n.° 663, de 18 de setembro de 1903. A reinstalação realizou-se no dia 18 de outubro de 1918, de acordo com o Decreto n.° 5 095, de 3 de setembro desse ano.
Foi o terceiro núcleo urbano a se formar no Triângulo Mineiro (Araxá e Uberaba foram os primeiros). De Prata surgiram todas as cidades do Pontal do Triângulo (Ituiutaba, Frutal, Campina Verde, Santa Vitória (Minas Gerais), Iturama, Monte Alegre de Minas e outras).
É formado pelos distritos de Jardinésia, Monjolinho e Patrimônio.
O município foi apoiador do projeto SIMC desde o início, mesmo tendo um serviço de inspeção municipal, o gestor municipal vislumbrou a possibilidade de equiparação do serviço desenvolvido pelo consórcio com Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), que faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (SUASA) para que produtos com selo de equiparação possam comercializar seus produtos não apenas nos limites de cidades do consórcio como no Brasil como um todo.
O SIMC teve seu primeiro polo inaugurado em Ituiutaba dia 03/12/2019 e seu processo de equiparação ao SISBI é o próximo passo a ser concluído.
Fonte: IBGE
Bovino

Efetivo do rebanho

Vacas ordenhadas
Quantidade produzida
Galináceo

Efetivo do rebanho

Galinhas
Quantidade produzida
Suíno

Efetivo do rebanho
Matriz
Bubalino

Efetivo do rebanho
Equino

Efetivo do rebanho
Aquicultura

Tilápia - quantidade produzida
Ovino

Efetivo do rebanho
Mel de abelha

Quantidade produzida
Caprino
