História
Até o início do século XIX a região onde hoje se localiza a cidade de Monte Alegre de Minas era uma importante rota de passagem entre os estados de São Paulo e Goiás, utilizada por expedições que desbravavam o Triângulo Mineiro. A família de Martins Pereira fixou-se no local juntamente com as famílias Gonçalves da Costa e Martins de Sá, criando o povoado de São Francisco das Chagas de Monte Alegre, subordinado ao município de Prata.
Foi elevado à condição de cidade com a denominação de Monte Alegre, pela lei provincial nº 2556, de 03-01-1880. O município passou a denominar-se Toribaté pelo decreto-lei estadual nº 1058, de 31-12-1943, tendo seu nome novamente modificado para Monte Alegre de Minas pela lei nº 336, de 27-12-1948.
O município de Monte Alegre de Minas cuidadoso com a necessidades de desenvolvimento e comercialização dos produtos de origem animal apoiou, o projeto de implantação do Serviço de Inspeção Municipal por meio do CIDES, tornando-se um dos municípios fundadores do serviço de forma consorciada, saindo à frente no processo de legalização da produção de produtos de origem animal desenvolvidas em seu município. A Lei Complementar n° 195, que instituiu o SIM foi sancionada no dia 19 de setembro de 2014.
Fonte: IBGE