História
Segundo a tradição, os primitivos ocupantes da região, onde hoje se ergue o município de Capinópolis, eram gentios integrantes do grupo Gê ou Caiapós e, possivelmente, também, alguns elementos da tribo ‘Panaria’.
Dos brancos, têm-se como certo os nomes do Alferes José Rodrigues da Silva, Dona Francisca Ângela da Silva e José Luciano Teixeira, como os primeiros a se fixarem na região, donos de sesmarias, lá por volta de 1810. Mais tarde, vieram Joaquim Maximiano de Almeida e sua mulher, pais de JERÔNIMO MAXIMIANO DA SILVA, o inesquecível fundador de Capinópolis, este audaz bandeirante do século XX, que os sucederam.
Quanto ao topônimo, explica-se pela existência de uma ‘CORDA DE CAPIM’ no local em que o fazendeiro reservara para o loteamento, usando a expressão ‘LÁ NO CAPIM’, para designá-lo; surgindo o arraial, chamou-se inicialmente, o arraial do ‘CAPIM’, topônimo que foi trocado pelo de CAPINÓPOLIS, pouco depois.
O gentílico é capinopolense.
FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA – O Distrito foi criado pela Lei Nº 1058, de 31/12/1943 e sua instalação deu-se a 1º/01/1944. O Município foi criado pela Lei Nº 1039, de 12/12/1953 e instalado em 10/01/1954.
Fonte: MONOGRAFIA MUNICIPAL – NOTAS HISTÓRICAS – IBGE (arquivo Agência Ituiutaba)