História
Canápolis foi elevado à categoria de Distrito em 17 de dezembro de 1938, por meio do Decreto Estadual nº 148, promulgado pelo Governo Estadual de Minas Gerais. O distrito, em sua formação, era pertencente ao município de Monte Alegre de Minas, tendo seu território incorporado a parte norte e oeste do mesmo.
A emancipação de Canápolis e sua elevação à categoria de município ocorreu através da Lei nº 336, de 27 de dezembro de 1948. A lei estabeleceu o quadro territorial do novo município, desmembrando parte da área de Monte Alegre de Minas e definindo que o Distrito de Centralina passaria a pertencer ao poder municipal de Canápolis. A instalação definitiva ocorreu entre 1949 e 1953.
O território do município foi desmembrado em 1953, em virtude da elevação à categoria de município do Distrito de Centralina, com a Lei nº 1039, de 12 de dezembro daquele ano. Assim, Canápolis passou a ser composto apenas pelo distrito-sede, e a divisão territorial daquela época, homologada em 1 de outubro de 1960, permanece até os dias atuais.[6] A mesma lei colocou o município como sede de Comarca, sendo que a instalação ocorreu em 19 de março de 1955.
O executivo municipal de Canápolis, atento às necessidades de desenvolvimento e comercialização dos produtos de origem animal apoiou, desde o primeiro momento, o projeto de implantação do Serviço de Inspeção Municipal por meio do CIDES, tornando-se um dos municípios fundadores do serviço de forma consorciada.
Bovino

Efetivo do rebanho

Vacas ordenhadas
Quantidade produzida
Galináceo

Efetivo do rebanho

Galinhas
Quantidade produzida
Suíno

Efetivo do rebanho
Matriz
Bubalino

Efetivo do rebanho
Equino

Efetivo do rebanho
Aquicultura

Pacu e patinga - quantidade produzida
Ovino

Efetivo do rebanho
Caprino
