Ituiutaba

História

O município teve vários nomes no decorrer de sua história: Campanhas do Tijuco, Capela do São José do Rio Tijuco (1833), Distrito de São José do Tijuco (1839), Vila Platina (1901) e, finalmente, Ituiutaba (1915), termo tupi que significa “aldeia do lamaçal do rio”
A cidade é um polo regional, atendendo, com serviços variados, a região do Pontal do Triângulo Mineiro. Referência pode ser feita aos municípios de Capinópolis, Santa Vitória (Minas Gerais), Gurinhatã, Canápolis e Cachoeira Dourada de Minas, Ipiaçu, pela proximidade.
Tem no agronegócio (agricultura da soja e milho e pecuária de corte e leite) e na prestação de serviços (comércio variado, advocacia, assessoria e consultoria de informática, etc.) seus principais elementos e fonte de divisas. Em relação ao setor secundário, destacam-se: Nestlé, Syngenta Seeds, BP Biocombustíveis, Frigorífico JBS, Canto de Minas, Laticínios Baduy, entre outras.

O executivo municipal de Ituiutaba, atento às necessidades de desenvolvimento e comercialização dos produtos de origem animal apoiou, desde o primeiro momento, o projeto de implantação do Serviço de Inspeção Municipal por meio do CIDES, tornando-se um dos municípios fundadores do serviço de forma consorciada.
O apoio de Ituiutaba foi fundamental para todo o processo de concepção do projeto, tanto no aspecto de parceria na instrumentalização do projeto na cessão de espaço, e servidores, como de colaboração regional onde atuou como município polo preocupado não apenas com seu desenvolvimento de forma individual mas, como um município à frente para um desenvolvimento regional. Como o apoio direto da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Ituiutaba o projeto iniciado desde 2015 finalmente teve seu primeiro polo inaugurado em 03/12/2019, no Parque Jk em Ituiutaba.

Bovino

cow2

Efetivo do rebanho

0
cabeças
cow

Vacas ordenhadas

0
cabeças

Quantidade produzida

0
litros

Galináceo

chicken

Efetivo do rebanho

0
cabeças
egg

Galinhas

0
cabeças

Quantidade produzida

0
dúzias

Suíno

pig

Efetivo do rebanho

0
cabeças

Matriz

0
cabeças

Bubalino

bull

Efetivo do rebanho

0
cabeças

Equino

horse

Efetivo do rebanho

0
cabeças

Aquicultura

aquarium

Tilápia - quantidade produzida

0
kg

Tambaqui - quantidade produzida

0
kg

Tambacu, tambatinga - quantidade produzida

0
kg

Piau, piapara, piauçu, piava - quantidade produzida

0
kg

Matrinxã - quantidade produzida

0
kg

Ovino

sheep

Efetivo do rebanho

0
cabeças

Mel de abelha

bee

Quantidade produzida

0
kg

Caprino

goat

Efetivo do rebanho

0
cabeças
error: Conteúdo protegido