Indianópolis

História

A atual cidade de Indianópolis teve origem na primitiva aldeia de Santana do Rio das Velhas, fundada por volta de 1750 pelo coronel Antônio Pires de Campos, após expulsar da região os índios caiapós. O domínio da aldeia, confiado aos jesuítas, logo passou aos índios Bororós. Os jesuítas são perseguidos e expulsos, mas os índios logo vão perdendo suas terras para os brancos.

O então povoado é citado na literatura pelo naturalista francês Auguste de Saint-Hilaire que o visitou em 1819, o qual deixou relatos sobre as construções, vestimentas e uma conversa com uma indígena local. Sobre o aspecto geral do povoado, o autor relatou: “Esta aldeia foi construída nos campos, sobre uma colina, por cuja base corre um regato cujas águas se vão unir ao Rio das Velhas; compõe-se de umas trinta casas, muito pequenas, quase quadradas, e cobertas de sapé. Umas se dispersam sem ordem pela colina; outras marginam uma praça quadrangular de que um dos lados é formado pela igreja.”

O povoado cresce e, em 1840 é elevado a freguesia, com o nome de Freguesia dos Índios da Aldeia de Santana do Rio das Velhas, conforme a pela Lei Provincial nº 184, de 03-04-1840. O distrito foi posteriormente extinto pela Lei Provincial nº 1195, de 06-08-1864 e foi novamente recriado como distrito da cidade de Araguari pela Pela Lei Provincial nº 1657, de 14-09-1870.

Indianópolis foi elevado à categoria de município pelo Decreto-Lei Estadual nº 148, de 17-12-1938, desmembrado de Araguari.

O município atendo às demandas e necessidades crescentes de regulamentação das agroindústrias urbanas e rurais de produtos de origem animal, buscou em mais uma parceria com o CIDES a prestação do serviço de inspeção com o objetivo de capacitação técnica, economia de recursos públicos, abertura de mercado para os produtos municipais, segurança alimentar e desenvolvimento regional.

Bovino

cow2

Efetivo do rebanho

0
cabeças
cow

Vacas ordenhadas

0
cabeças

Quantidade produzida

0
litros

Galináceo

chicken

Efetivo do rebanho

0
cabeças
egg

Galinhas

0
cabeças

Quantidade produzida

0
ovos

Suíno

pig

Efetivo do rebanho

0
cabeças

Matriz

0
cabeças

Equino

horse

Efetivo do rebanho

0
cabeças

Aquicultura

aquarium

Tilápia - quantidade produzida

0
kg

Ovino

sheep

Efetivo do rebanho

0
cabeças
error: Conteúdo protegido