CIDES inaugura serviço de inspeção regional com sede em Ituiutaba

O Serviço de Inspeção Municipal CIDES – SIMC, foi inaugurado na tarde desta terça-feira (03/12) em solenidade que reuniu prefeitos e autoridades na própria sede do serviço dentro do Parque de Exposições JK em Ituiutaba.

 

Em sua fala de agradecimento o prefeito anfitrião do município sede, Fued José Dib, ressaltou o orgulho em ter as instalações regionais do SIMC em seu município. “Quando fomos procurados pelo CIDES para participar do projeto eu logo acionei o secretário de Agricultura e Abastecimento e solicitei total atenção para este importante serviço, e hoje ele é uma realidade”, disse Fued.

O projeto passa a atender incialmente 9 municípios da região: Campina Verde, Canápolis, Centralina, Monte Alegre de Minas, Prata, Indianópolis, Ituiutaba, Tupaciguara e Santa Vitória.

O SIMC é um projeto do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba – CIDES que tem gestão associada aos municípios na execução do serviço. O presidente do CIDES e prefeito de Indianópolis, Lindomar Amaro Borges, destacou no ato de inauguração que o trabalho que se inicia é um investimento na geração de divisas para os municípios.

“Os investimentos que os municípios fizeram para tornar esse projeto uma realidade, é uma projeção para o crescimento da economia de cada cidade com vocação para produção de produtos de origem animal. O SIMC regional promove hoje o início de um novo capítulo no incremento a comercialização das produções locais, já que o selo de inspeção vem abrir fronteiras”, disse o presidente do CIDES.

Municípios fundadores

Cada um dos 9 municípios fundadores do Serviços de Inspeção Municipal CIDES recebeu uma homenagem com a logomarca do SIMC, como forma de reconhecimento pelo importante investimento na concretização do projeto.

Além dos municípios também foram lembrados e agradecidos, os parceiros que contribuíram para a consolidação do SIMC, como EMATER-MG, Ministérios Público e a Câmara Temática do SIMC, que por meio de voluntários regionais realizou reuniões e levantamentos que contribuíram para a construção do projeto e dos processos que serão executados, bem como a logística, no atendimento a toda a região.

Produtores da agroindústria comemoram

A solenidade de inauguração contou ainda com apresentação de produtos já inspecionados que são produzidos e comercializados em municípios integrantes do SIMC. São produtos como queijos, linguiças, doce de leite e outros.

Um deste produtores que demonstraram seus produtos na solenidade vem do município de Prata. Docisbell é uma fábrica de doces que tem como carro chefe a produção de doce de leite moreno, que é uma tradição na região do Pontal.

“O momento é muito importante para o Docisbell, pois precisamos comercializar nossos produtos em todo território nacional e acreditamos que o SIMC terá a estrutura e a capacidade necessária para buscar a equivalência do nosso selo SIM com o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), o que nos permitirá a comercialização além das fronteiras regionais”, disse o proprietário Luiz Eduardo Brant Neto.

error: Conteúdo protegido